Normas de publicação da Revista Bionorte

Processo de submissão e avaliação

Os interessados em publicar artigos científicos na Revista Bionorte deverão adequar os manuscritos de acordo com as normas da Revista (link abaixo com o modelo editável) e submetê-los para a Comissão Editorial por meio do e-mail editor.bionorte@funorte.edu.br. Todas as submissões deverão ter como assunto o nome completo do autor principal do artigo, como por exemplo: Submissão - Fulano de Tal Beltrano. O e-mail deverá conter os seguintes arquivos.

 

- 1º arquivo: manuscrito no formato Word COM o nome dos autores. Nome do arquivo: Artigo_CA.
- 2º arquivo: manuscrito no formato Word SEM o nome dos autores. Nome do arquivo: Artigo_SA.
- 3º arquivo:
 Carta de Direitos Autorais contendo a assinatura de todos os autores. Nome do arquivo: Carta.
- 4º arquivo: p
arecer de aprovação de um CEP (nos casos em que envolverem seres humanos ou outros animais). Nome do arquivo: CEP.

Obs.: no arquivo Artigo_CA (com o nome dos autores) deverá conter, abaixo do nome de cada pesquisador, o seu identificador ORCID. Caso não possua, entre no link a seguir para se registrar: https://orcid.org/ . Submissões sem o identificar ORCID não serão aceitas.


Modelo da  Carta de Direitos Autorais.
Clique aqui

A Revista Bionorte publica manuscritos da área Inter e Multidisciplinar. Os trabalhos serão revisados por pares, sendo dois pareceristas externos com experiência na área de conhecimento do manuscrito. Esse processo se dará de forma sigilosa, garantindo o anonimato dos autores e revisores (revisão por pares cega). Os critérios de avaliação dos manuscritos incluem: originalidade, contribuição na área de conhecimento, adequação metodológica, clareza, atualidade e impacto social. Os manuscritos aceitos para publicação poderão ter revisões editoriais para promover sua clareza e entendimento sem modificar seu conteúdo. A Bionorte recebe Artigos Originais de âmbito experimental ou aplicado, Estudos de caso, Relatos de caso, Revisões Integrativas, Sistemáticas ou Metanálise.

Os manuscritos submetidos serão considerados para publicação somente com a condição de que não tenham sido publicados ou estejam em processo de avaliação para publicação em outro periódico, seja na sua versão integral ou em parte.

Para baixar modelo editável clique no link abaixo.
 
Clique aqui

Formatação do manuscrito

Os manuscritos deverão ser redigidos em espaçamento de 1,5, fonte Times New Roman tamanho 12, layout de página em tamanho A4 (21cm x 29,7cm) e margens de 2cm.

Orientações para elaboração do Artigo Original

A Bionorte prioriza a publicação de artigos originais, em que os resultados primários são apresentados em função da pesquisa do autor. O trabalho poderá ter no máximo 15 laudas e deverá conter os seguintes itens.

- Resumo estruturado e um Abstract contendo Objetivo, Materiais e Métodos, Resultados e Conclusão, destacados em negrito no corpo do resumo.  
- Introdução com contextualização atualizada sobre o assunto que será abordado e o objetivo do estudo no final desse elemento. 
- Materiais e Métodos contendo caracterização do estudo, cenário, amostra, critérios de seleção, instrumentos, procedimentos, tratamento dos dados e cuidados éticos.
- Resultados e Discussão dos dados (podendo apresentar-se separamente) com gráficos, tabelas, quadros e os diversos autores que abordam o assunto em diálogo com os achados. 
- Conclusão ou Considerações Finais.
- Agradecimentos (se necessário).
- Referências.

Orientações para elaboração do Relato de caso e Estudo de caso

A Bionorte estimula autores a submeter artigos de Relato de caso ou Estudo de caso, descrevendo casos clínicos específicos que tragam informações relevantes e ilustrativas sobre diagnóstico ou tratamento de um caso particular que seja raro, especialmente, na área de Ciências da Saúde. O trabalho poderá ter no máximo 10 laudas. Os manuscritos devem ser objetivos e precisos, contendo os seguintes itens.
 
 

Resumo estruturado e um Abstract contendo Objetivo, Materiais e Métodos, Resultados e Conclusão, destacados em negrito no corpo do resumo.
Introdução contextualizada sobre o problema clínico que será abordado e o objetivo do estudo no final desse elemento.
- Resultado contendo o 
relato objetivo da história, a avaliação física e os achados de exames complementares, bem como o tratamento e o acompanhamento.
Discussão explicando em detalhes as implicações clínicas do caso em questão,e confrontando com dados com a literatura, incluindo casos semelhantes.
- Agradecimentos (se necessário).
- Referências.


Conflito de interesse

Os autores deverão explicitar, no corpo do e-mail de submissão, qualquer potencial conflito de interesse relacionado ao manuscrito submetido. Essa exigência visa informar aos editores, revisores e leitores sobre relações profissionais e/ou financeiras. A existência ou não de conflito de interesse declarado estarão ao final dos artigos publicados.

Cuidados Éticos

A realização de experimentos envolvendo seres humanos deve seguir as resoluções específicas do Conselho Nacional de Saúde (nº 466/12). A realização de experimentos envolvendo animais deve seguir resoluções específicas (Lei nº 6.638, de 08 de maio de 1979; e Decreto nº 24.645 de 10 de julho de 1934).

Direitos Autorais

Os autores que publicam nesta Revista concordam com os seguintes termos: 
- os autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista Bionorte o direito de primeira publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesse periódico. - a publicação e distribuição do artigo pelos pesquisadores (Ex.: na sua página pessoal ou em repositórios institucionais) não será permitida a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial.

Licença Creative Commons: a Bionorte permite a redistribuição, não comercial, desde que a obra original não seja modificada e que seja atribuído o crédito ao autor da obra original (CC BY-NC-ND).

Política de acesso livre: acesso aberto imediato (open access).

Taxa de processamento de artigos: a Bionorte não cobra qualquer tipo de taxa dos autores para submissão e processamento de manuscritos.

Política de anti-plágio: os artigos científicos submetidos sofrem rastreamento por software anti-plágio específico. Os autores devem estar atentos para as implicações previstas nos dispositivos legais do Código Penal (artigo 184) e da Lei de Direitos Autorais (Art. 7º, parágrafo terceiro da Lei nº  9.610, de 19 de fevereiro de 1998Vide Lei nº 12.853, de 2013). Artigos que apresentarem elevada similaridade de texto serão rejeitados.


ISSN 2526-6349 On-line version
ISSN
 2175-1943 Print version

Copyright © 2015 | Promove