NORMAS DE PUBLICAÇÃO BIONORTE

 

Os interessados em publicar artigos científicos na REVISTA BIONORTE deverão adequar os manuscritos de acordo com as normas da ABNT (o modelo pode ser acesso a partir do link abaixo) e submeter para a Comissão Editorial através do e-mail editor.bionorte@funorte.edu.br.

A revista publica artigos nas áreas de Ciências da Saúde e área afins. Os artigos são avaliados por pares (no sistema duplo cego). A revista recebe artigos originais, artigos de revisão, relatos de caso e estudos de caso e séries de caso.

 

Para baixar modelo editável, copie o link abaixo e abra em seu navegador.

http://revistabionorte.com.br/arquivos_up/documentos/f0b8e409866af15ecfcfb34b4e020fd6.doc

 

Formatação do manuscrito

 

Os manuscritos deverão ser redigidos em espaçamento de 1,5, fonte Times New Roman tamanho 12, layout de página em tamanho A4 (21cm x 29,7cm) e margens de 2cm.

 

Estrutura do manuscrito

A REVISTA BIONORTE prioriza a publicação de artigos originais e de revisão (integrativa, sistemática, metanálise), onde os resultados primários são apresentados em função da pesquisa do autor. O trabalho poderá ter no máximo 15 laudas. Um artigo original deve conter os seguintes itens:

 

1) Título: apresentar o título do manuscrito nos três idiomas (português, inglês e espanhol), com no máximo 20 palavras.

2) Resumo estruturado e Abstract contendo Objetivo, Materiais e Métodos, Resultados e Conclusão. Ao final de cada resumo deverão constar as palavras-chave / Keywords (3 a 5 descritores); para sua definição, utilizar o DeCS (Descritores em Ciências da Saúde) através do seguinte endereço: decs.bvs.br;  

3) Introdução com contextualização atualizada do assunto que será abordado e o objetivo geral do estudo; 

4) Materiais e Métodos contendo caracterização do estudo, cenário, amostra, instrumentos, procedimentos, tratamento dos dados e cuidados éticos (nos casos de pesquisa envolvendo seres humanos ou outros animais);

5) Resultados e Discussão dos dados (estes elementos poderão ser apresentados separadamente): apresentação objetiva e em sequência lógica dos resultados, apresentando-os de forma gráfica quando necessário (utilizar no máximo 5 ilustrações: gráfico, tabela, quadro, imagens). Destacar os diversos autores que abordam o assunto em diálogo com os achados, justificando e destacando os resultados mais relevantes. 

6) Conclusão ou Considerações Finais;

7) Referências (Número máximo de 30 referências).

 

RELATOS DE CASO

A REVISTA BIONORTE estimula autores a submeter artigos de relato de caso, descrevendo casos clínicos específicos que tragam informações relevantes e ilustrativas sobre diagnóstico ou tratamento de um caso particular que seja raro na ciências da saúde. O trabalho poderá ter no máximo 8 laudas.  Os artigos devem ser objetivos e precisos, contendo os seguintes itens: 

1) Um Resumo e um Abstract contendo as implicações clínicas; 

2) Uma Introdução com comentários sobre o problema clínico que será abordado, utilizando o caso como exemplo. É importante documentar a concordância do paciente em utilizar os seus dados clínicos; 

3) Um relato objetivo contendo a história, a avaliação física e os achados de exames complementares, bem como o tratamento e o acompanhamento; 

4) Uma discussão explicando em detalhes as implicações clínicas do caso em questão, e confrontando com dados da literatura, incluindo casos semelhantes relatados na literatura; 

5) Referências.

 

ESTUDO DE CASO

A REVISTA BIONORTE estimula autores a submeter artigos de estudo de caso, descrevendo casos clínicos específicos que tragam informações relevantes e ilustrativas sobre diagnóstico ou tratamento de um caso particular que seja raro na ciências da saúde. O trabalho poderá ter no máximo 10 laudas.  Os artigos devem ser objetivos e precisos, contendo os seguintes itens: 

1) Um Resumo e um Abstract contendo as implicações clínicas; 

2) Uma Introdução com contextualização atualizada do assunto que será abordado e o objetivo geral do estudo; 

3) Materiais e Métodos contendo caracterização do caso, instrumentos, procedimentos, tratamento dos dados e cuidados éticos;

4) Resultados e discussão dos dados (pode ser separado essa unidade) com gráficos, tabelas, quadros e os diversos autores que abordam o assunto em diálogo com os achados. 

5) Referências.

 

INFORMAÇÕES IMPORTANTES:  

 

DUPLA SUBMISSÃO, PLÁGIOS E ÉTICA EM PUBLICAÇÃO

 

Os artigos submetidos à REVISTA BIONORTE serão considerados para publicação somente com a condição de que não tenham sido publicados ou estejam em processo de avaliação para publicação em outro periódico, seja na sua versão integral ou em parte, assim como não compartilha com plágios (verificação realizada pela equipe editorial).

 

A REVISTA BIONORTE não considerará para publicação artigos cujos dados tenham sido disponibilizados em outros

 

Para submissão deverá ser enviado 2 manuscritos:

  • Primeiro manuscrito, com os nomes do autores;
  • Segundo manuscrito, sem os nomes dos autores.  

 

CONFLITO DE INTERESSE

Os autores deverão explicitar, no e-mail de submissão, qualquer potencial conflito de interesse relacionado ao artigo submetido. Esta exigência visa informar os editores, revisores e leitores sobre relações profissionais e/ou financeiras. A existência ou não de conflito de interesse declarado estarão ao final dos artigos publicados.

 

CUIDADOS ÉTICOS

A realização de experimentos envolvendo seres humanos deve seguir as resoluções específicas do Conselho Nacional de Saúde (nº 466/12). A realização de experimentos envolvendo animais deve seguir resoluções específicas (Lei nº 6.638, de 08 de maio de 1979; e Decreto nº 24.645 de 10 de julho de 1934).

 

REVISÃO POR PARES

Os trabalhos enviando para REVISTA BIONORTE serão avaliações no sistema duplo cego por ao menos dois revisores da respectiva área do trabalho. Os critérios de avaliação dos artigos incluem: originalidade, contribuição na área de conhecimento, adequação metodológica, clareza, atualidade e impacto social. Os artigos aceitos para publicação poderão ter revisões editoriais para promover sua clareza e entendimento sem modificar seu conteúdo.

 

DIREITOS AUTORAIS

Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:

  1. Autores mantém os direitos autorais e concedem ao periódico o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial neste periódico.
  2. As publicações e distribuições do trabalho pelo pesquisador (ex.: na sua página pessoal ou em repositórios institucionais) não serão permitidas a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial.

 

POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação.

 

Para submissão de artigo o autor deverá enviar os arquivos (em Word):

1º Artigo com nomes de todos os autores (Nome do arquivo – Artigo_CA);

2º Artigo sem nomes dos autores (Nome do arquivo – Artigo_SA);

3º Carta de DIREITOS AUTORAIS assinada por todos os autores (Itens: Texto de direito autorais, Data, Assinaturas de todos os autores) (Nome do arquivo – Carta). 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Copyright © 2015 | Promove